O texto que contém
essa questão é esse:
“Por isso, aquele que comer o pão ou beber o
cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do
Senhor.” (1Co 11. 27).
É um texto que apresenta uma advertência
muito séria: Participar da ceia “indignamente” é se tornar culpado perante Deus
de um grave pecado.
Mas
o que Paulo quis dizer nesse texto com a palavra “indignamente”?
Para compreendermos
corretamente a mensagem do texto, precisamos avaliar o contexto (o que vem
antes e o que vem depois desse texto). Observe que o versículo mencionado está
dentro de uma sessão que vai dos versículos 17 ao 34. E é dentro desta sessão
que encontramos a resposta que estamos buscando. É importante observar que a
Palavra de Paulo é dirigida a igreja (aos crentes). É evidente que quem é
descrente não deve participar da santa ceia, pois não teria significado algum.
Nos versículos 20 a
22 vemos claramente o que o apóstolo quis dizer com a expressão “indignamente”
(utilizarei a Nova Versão Internacional – NVI para facilitar a compreensão do
texto):
“Quando
vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua
própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro
se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a
igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por
isso? Certamente que não!” (1Co 11. 20-22)
Vemos aqui o que
Paulo quis dizer com comer a ceia “indignamente”:
Eles não estavam
observando o modo correto de fazer a ceia, por isso, se afastaram de seu real
significado. Estavam fazendo do jeito errado.
“Quando vocês se
reúnem, não é para comer a ceia do Senhor”.
Vemos que a ceia perdeu seu
significado, ficando vazia. Mas o que eles estavam fazendo errado?
Eles estavam tentando
celebrar a ceia de forma dividida e não em unidade (como corpo de Cristo,
igreja) como devia ser. Os ricos desprezavam aqueles que nada tinham ou eram
pobres, fazendo sua própria ceia, enquanto os pobres ficavam chupando dedos
desprezados num canto e também fazendo a ceia do seu jeito. “porque
cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica
com fome, outro se embriaga.”.
Paulo condena essa desunião. Uma ceia
dividida dentro da igreja não era a santa ceia que Cristo instituiu e, por
isso, era pecado.Os pobres eram
envergonhados como se não fizessem parte do corpo de Cristo por serem pobres.
“Não
tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus
e envergonhais os que nada têm?”.
Dos versos 23 ao 26
Paulo relembra a eles o real significado da Santa Ceia.
Seguindo com sua
orientação, Paulo busca uma correção para a questão, orientando uma mudança de
atitude baseada na reflexão:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo,
e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o
corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29).
Esse “examinar”
está ligado à questão anterior, ou seja, examinar se da forma que está
participando não está pecando contra seus irmãos na fé e consequentemente
contra Deus. Paulo nos chama a examinar a seriedade do ato de participar da
santa ceia como indivíduos que fazem parte de um corpo.
Paulo finaliza
reiterando o caráter de união da ceia. União de todos os servos de Cristo.
Participar da ceia com qualquer forma de desunião é comê-la indignamente.
“Assim,
pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.”
(1Co 11. 33).
Concluo essa
questão dizendo que nem mesmo um pecado ocasional deve ser um empecilho para
que você deixe de participar da ceia.
Confesse o seu pecado e participe da
ceia.
* A ceia é momento de [união] do povo de Deus e de relembrar o sacrifício
do nosso Salvador, bem como, de avaliação interior e fortalecimento espiritual
de cada um de nós e da igreja como um todo.
Por isso, devemos refletir, tomar
decisões para reparar possíveis erros e participar dela, fortalecendo-nos como
indivíduos e como igreja (isso é comer a ceia dignamente).
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